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    TI sustentável traz benefícios significativos, mas atualmente ainda não é um foco para maioria das organizações

     Enquanto metade das empresas definiu uma abordagem de sustentabilidade em toda a empresa, menos de uma em cada cinco (18%) possui uma estratégia de TI abrangente e sustentável


    De acordo com um novo relatório do Capgemini Research Institute, intitulado " TI Sustentável: Por que é hora de uma revolução Verde para a TI da sua organização", as companhias que construíram um roteiro abrangente para acelerar a implementação sustentável de TI¹ receberam melhores pontuações em Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG no original em inglês - 61%), viram melhor satisfação do cliente (56%) e testemunharam economia fiscal (44%) como resultados diretos de práticas sustentáveis de TI. No entanto, ainda desconhecem em grande parte como implementar práticas sustentáveis de tecnologia da informação e lidar proativamente com o impacto ambiental da TI empresarial: apenas 6% das empresas alcançaram um alto nível de maturidade sustentável de TI.

    Embora as soluções tecnológicas possam ajudar a resolver problemas ambientais, a TI como um todo tem sua própria pegada de carbono. O novo relatório identificou as áreas de emissões nas TIs corporativas, que estão crescendo mais rapidamente, e estabeleceu um roteiro de três estágios para que as organizações construam e implementem suas estratégias de TI sustentáveis.

    No entanto, as organizações ainda não estão vendo a TI sustentável como prioridade ou uma ferramenta em sua agenda mais ampla de sustentabilidade, e a jornada para redução da emissão de carbono: de acordo com o relatório, apenas 22% planejam reduzir mais de um quarto de sua pegada de carbono por meio de TI sustentável nos próximos 3 anos.

    As organizações desconhecem em grande parte o impacto ambiental da TI

    Percebeu-se uma lacuna clara de conscientização sobre o impacto ambiental da TI, com 57% dos entrevistados desconhecendo a pegada de carbono de TI de suas próprias organizações. Os do setor bancário e de produtos de consumo apresentam os maiores níveis de conscientização (52% e 51%, respectivamente), enquanto o setor manufatureiro industrial é o menor (28%). Apenas 34% sabem que a produção de celulares e laptops tem uma pegada de carbono maior do que o uso desses dispositivos ao longo de sua vida útil.

    Essa lacuna é agravada pelo fato de que a TI sustentável atualmente não recebe a mesma atenção e recursos que outras iniciativas verdes. Quando se trata de estratégia, metade das empresas definiu uma abordagem de sustentabilidade em toda a empresa, mas menos de uma em cada cinco (18%) possuem uma estratégia de TI abrangente e sustentável, com metas bem definidas e cronogramas de objetivos.

    A maioria das organizações não possui ferramentas adequadas ou padrões compartilhados para medir o impacto ambiental da TI. Apenas 29% usam ferramentas de avaliação de carbono e apenas 34% dizem que a TI sustentável faz parte da agenda do conselho. O uso de KPIs para rastrear e medir o progresso da sustentabilidade de TI das empresas também não é difundido, com apenas 23% das organizações medindo as emissões de gases de efeito estufa. No geral, apenas 1% atingiu suas metas. Definir um custo de carbono em relação às operações de TI pode ajudar as organizações em todos os departamentos a perceber o impacto de sua pegada de TI, mas apenas 27% das organizações padronizaram a prática.

    Organizações de alta maturidade obtêm mais benefícios

    O setor de tecnologia está bem posicionado para desempenhar um papel de influência e defesa de mudanças nas políticas. As empresas de tecnologia estão tomando medidas proativas para descarbonizar as operações, serviços e produtos de TI, e vários participantes anunciaram metas para se tornarem neutras em carbono. Como resultado, muitas organizações estão procurando transferir o ônus para o setor de tecnologia para ajudá-las a estabelecer práticas de TI sustentáveis. Cerca de 52% das organizações disseram ao Capgemini Research Institute que as empresas de tecnologia devem incorporar uma dimensão de TI sustentável em seus produtos e serviços, 61% querem que as empresas de tecnologia as ajudem a medir o impacto ambiental de sua TI e 45% estão dispostas a pagar um prêmio de até 5% para produtos e serviços de TI sustentáveis.

    "A sustentabilidade deve estar no centro de nossos esforços globais para a recuperação pós-pandemia, e a TI não pode ser negligenciada. As organizações precisam reconhecer e agir sobre o custo do carbono de nosso mundo digital, acelerando a mudança para modelos de negócios que são apoiados por recursos de TI sustentáveis", afirma Cyril Garcia, CEO da Capgemini Invent e membro do Conselho Executivo do Grupo, Patrocinador executivo do programa de CSR do Grupo.

    "As organizações devem ter ferramentas de diagnóstico, estratégias e um roteiro para acelerar sua jornada em direção à descarbonização. O endosso de todas as partes interessadas na organização será fundamental para o sucesso, juntamente com a arquitetura de software sustentável e a mudança no comportamento dos funcionários. Além do imperativo ambiental, os benefícios comerciais são atraentes em termos de resultados financeiros, status social e satisfação do cliente", complementa.

    O relatório conclui com um roteiro de três estágios para acelerar a TI sustentável, que inclui:
    • Estabelecer as bases com uma estratégia de TI sustentável que se alinhe com a estratégia de sustentabilidade organizacional
    • Criação de um processo de governança com uma equipe de TI sustentável dedicada e suporte da liderança
    • Operacionalizar iniciativas de TI sustentáveis com sustentabilidade, um pilar fundamental da arquitetura de software

    ¹TI sustentável é um termo abrangente que descreve uma abordagem focada no ambiente para o design, uso e descarte de hardware de computador e aplicativos de software, e o design dos processos de negócios que os acompanham. O termo também se estende a atividades como mineração responsável de metais raros usados para desenvolver hardware de TI, conservação de água e a aplicação de princípios de economia circular em todo o ciclo de vida da tecnologia. A pesquisa da Capgemini abrange quatro áreas principais de TI corporativa, incluindo Hardware e Dispositivos do Usuário, Redes e Sistemas de Comunicação, Aplicativos e Dados e Computação em Nuvem.

    Metodologia do relatório

    O Capgemini Research Institute entrevistou 1.000 organizações com receitas anuais de mais de US$ 1 bilhão para entender sua perspectiva de TI sustentável. Isso incluiu organizações de Seguros, Varejo, Produtos de Consumo, Bancos, Energia e Serviços Públicos, Ciências da Vida e Saúde, Automotivo, Telecomunicações, Manufatura Industrial, Serviços de Tecnologia e o Setor Público. O Capgemini Research Institute entrevistou executivos seniores de TI, profissionais de sustentabilidade, bem como executivos seniores de funções essenciais, como recursos humanos, finanças e marketing.

    Sobre Capgemini

    A Capgemini é líder global em parcerias com empresas para transformar e gerenciar seus negócios, aproveitando o poder da tecnologia. O Grupo é orientado todos os dias pelo propósito de liberar a energia humana por meio da tecnologia para um futuro inclusivo e sustentável. É uma organização responsável e diversificada de 270.000 membros de equipe em quase 50 países. Com sua forte herança de 50 anos e profunda experiência no setor, a Capgemini tem a confiança de seus clientes para atender a toda a amplitude de suas necessidades de negócios, desde estratégia e design até operações, alimentada pelo mundo inovador e em rápida evolução de nuvem, dados, IA, conectividade , software, engenharia digital e plataformas. O Grupo reportou em 2020 receitas globais de € 16 bilhões.

    Sobre o Capgemini Research Institute

    O Capgemini Research Institute é o centro de estudos interno da Capgemini em todas os assuntos digitais. O Instituto publica pesquisas sobre o impacto das tecnologias digitais em grandes empresas tradicionais. A equipe conta com a rede mundial de especialistas da Capgemini e trabalha em estreita colaboração com parceiros acadêmicos e de tecnologia. O Instituto tem centros de pesquisa dedicados na Índia, Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Recentemente, foi classificada em primeiro lugar no mundo pela qualidade de suas pesquisas por analistas independentes.

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