CXO, CDO, CTO e CMO: os novos “Cs” da era digital
Está cada vez mais comum nos depararmos com novas posições que, muitas vezes, não sabemos ao certo sua função. Em ascensão em empresas digitais, nomes como CXO, CDO, CTO e CMO têm invadido redes profissionais como LinkedIn.
São novas áreas que chegam para redefinir o papel de figuras importantes por trás de grandes projetos digitais. Hoje, equipes de marketing ou de TI, por exemplo, não navegam mais sozinhas rumo à digitalização: têm seus próprios comandantes para desbravarem os novos "mares digitais".
Os recém-chegados "Cs" vieram para otimizar e ajudar no desenvolvimento de novas competências. A mudança reflete a busca incansável das empresas pela tão almejada transformação digital, que vem para reinventar as experiências apresentadas aos clientes, e, é claro, estancar perdas, sobretudo, no atual cenário mundial.
Um estudo do MIT e da Capgemini Consulting revela que empresas que não são maduras digitalmente podem ter perdas de 24% em seus lucros.
"Esta transformação digital não é apenas a inserção de tecnologia pela tecnologia. Ela passa por uma alteração profunda no mindset de seus colaboradores para que eles possam enxergar a tecnologia como grande aliada para soluções de problemas. A tecnologia deve ser um atalho", diz o professor Wagner Sanchez, pró-reitor do Centro Universitário FIAP.
Nenhum comentário